No segundo dia, o grupo começa por descer para o pequeno almoço, trazendo todas as tralhas. Quase no final do pequeno almoço, são interrompidos por um miudo que lhes pede para voltarem a falar com o Barthen.
Ao visitar novamente a Barthen’s Provisions, Elmar Barthen pede-lhe que voltem ao local da emboscada e investiguem o que se poderá ter passado com Gundren e Sildar, oferecendo 40 moedas de ouro como recompensa, avançando 5 moedas como incentivo.
O grupo volta até ao local da emboscada e segue o trilho, notando que de facto há imensas pegadas de goblins e indícios de dois corpos a serem arrastados ao longo do caminho.
Seguem o trilho com cuidado, pois notam várias armadilhas pelo caminho, chegando ao fim de duas horas à entrada de uma gruta, de onde sai um pequeno riacho.
Esta gruta começa no sopé de uma pequena elevação, e quando o António vai investigar a entrada da caverna, é surpreendido por dois Goblins que estavam escondidos atrás dos arbustos, do outro lado do riacho.
Prontamente o grupo trata de eliminar esta ameaça, entrando depois na gruta em modo silencioso. As primeiras coisas que notam é falta de iluminação dentro da gruta, o que leva a uma ordem de marcha que mantém os dois membros que não tem darkvision no meio.
Alxian entra no canil com ajuda de Shenron para iluminar o espaço, tendo também recebido ajuda de Olf para acalmar os lobos e perceber que existe uma galeria ou chaminé que é usada para deitar lixo fora a partir de algum espaço superior.
Usando pitões, corda e destreza, Alxian sobe pela chaminé, chegando a um espaço aboborado, onde vê um bugbear, o brilho de uma fogueira e um grande monte de provisões, algumas com um símbolo parecido com o que o grupo viu no outpost da Linene.
Decide então voltar a descer e informar o grupo do que viu lá em cima, tendo então o grupo tomado a decisão de continuar a explorar a caverna.
Continuam pela margem do riacho, vendo do outro lado uma passagem com aspecto duvidoso, decidindo não explorar esse lado da gruta. O António vê uma ponte um pouco acima do caminho, guardada por um goblin, saca do shortbow e com um tiro certeiro trata do goblin, que cai da ponte para o riacho.
Seguem depois uma escada que acompanha a curva do rio, chegando a um pequeno espaço que, para a direita dá acesso à ponte onde estava o goblin e para a esquerda, ouve-se água a correr.
Escolhem explorar o caminho da ponte e chegam a outro espaço onde se vê dois goblins de volta de uma fogueira, supostamente a preparar uma refeição, onde o cheiro a cozinhados e goblins fedorentos é quase insuportável.
Decidem entrar pela caverna e atacar os goblins, matando logo um dos que estava perto da fogueira, e com o barulho da batalha aparecem mais dois goblins num patamar superior, um deles arrastando um humano pedindo tréguas.
Yeemik (o goblin) propõe um negócio, onde ele entrega o humano em troca do grupo trazer a cabeça de Klarg, o bugbear que chefia este bando de malfeitores.
O António consegue perceber que Yeemik não está a ser sincero e o humano consegue dizer que ele mente, que nunca o irá libertar. Yeemik então atira o humano do patamar abaixo e a luta continua até que o grupo consegue eliminar todos os goblins.
Alxian faz um Lay on Hands no humano, que recupera a consciencia e revela ser Sildar, o companheiro de Gundren. Sildar aceita acompanhar o grupo, mas informa que não está em condições de lutar, apesar de apanhar uma das espadas curtas dos goblins.
Voltam ao cimo da passagem, estando inclinados a deixar a exploração da caverna para trás, mas Sildar impede-os, dizendo que esta ameaça dos goblins tem que ser eliminada.
Ao avançar são surpreendidos por dois goblins um que atira uma seta certeira no Olf, o outro que foge por outra passagem para sul. O grupo despacha o goblin e agrupa-se perto da passagem, planeando a melhor forma de atacar.
Depois de várias peripécias, entre Alxian ficar sem o machado e Olf sem o boomerangue, entram finalmente na caverna onde Klarg está num monólogo delusional sobre como vai dominar o mundo.
Nova batalha com o bugbear, goblins e um lobo, em que o grupo sofre alguns golpes. Curiosamente, assim que o grupo elimina o lobo, Klarg subitamente foge, descendo pela chaminé e fugindo do esconderijo.
O grupo elimina as restantes ameaça e explora este espaço, encontrando um baú com 600 moedas de cobre, 110 de ouro, duas poções de cura e uma estatueta de Jade de um sapo com pequenas olhos dourados que vale perto de 40 moedas de ouro.
Voltam a Phalandin, comunicando a Linene que encontraram as provisões roubadas no hideout dos Goblins. Fazem novo checkin no Stonehill Inn, ajudando Sildar a recuperar as feridas que sofreu no cativeiro e após terem a certeza que Sildar descansa, recolhem-se para descansar também.